Como Ver a Nota do Enem 2012

24/12/2012

COMO VER A NOTA DO ENEM 2012

Veja como ver a nota do Enem 2012 após a divulgação do Resultado. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2012 foi realizado nos dias 03 e 04 de novembro. Mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para as provas. O Ministério da Educação (MEC) já informou que o boletim de desempenho individual do ENEM 2012 será divulgado no dia 28 de dezembro. Neste artigo vamos explicar como é feito o cálculo da média final e onde você poderá utilizá-la.

Já publicamos o gabarito do ENEM 2012 dos dois dias de prova. Mesmo conferindo o número de acertos não é possível calcular com exatidão as notas nas provas, visto que o cálculo final é feito a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A correção através do gabarito serve apenas para o candidato ter uma noção do seu desempenho.

A TRI não prioriza a quantidade de respostas corretas, mas leva em conta a qualidade das respostas. Como isto é feito? Com foco principal no item (questão), a Teoria relaciona as habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Desta maneira, duas pessoas podem converter o mesmo número de questões, mas a pontuação pode ser diferente. Note que, na TRI, é dada maior importância para “quais questões” foram acertadas, não “quantas questões” o candidato acertou.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) descreve a qualificação do item pela TRI de acordo com os seguintes parâmetros: Poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm; grau de dificuldade da questão; e a possibilidade de chute.

Com o resultado do ENEM 2012 os estudantes poderão concorrer às vagas em instituições públicas do ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) e participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (PROUNI), que oferta bolsas de estudo superior em instituições privadas. Com a nota do ENEM 2012 também é possível participar do programa Ciência sem Fronteiras e obter o certificado de conclusão do ensino médio.

No SISU, quando o candidato se inscreve, são recuperadas as notas obtidas no último Exame Nacional do Ensino Médio. Como o ENEM é dividido em áreas de conhecimento, as notas dos participantes podem alterar de acordo com o curso escolhido. Isto acontece porque as instituições calculam o desempenho dando pesos diferentes aos resultados em cada uma das áreas do ENEM. Cursos de engenharia, por exemplo, valorizam o desempenho do candidato prioritariamente nas questões de matemática.

O resultado do ENEM 2012 será divulgado no site oficial do INEP. Fique atento!

{ 1 comment… read it below or add one }

Célia Maria Fernandes de Souza setembro 25, 2013 às 3:21 pm

Gostaria de saber da minha nota para mim aproveitar ela em um Vestibular, mas não estou conseguindo acessar.

Responder

Leave a Comment

Previous post:

Next post: