Resultado do Enem 2012

28/11/2012

Resultado ENEM 2012: Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem usar o resultado conquistado nas provas para várias finalidades. O Exame deste ano (2012) acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro e o resultado será divulgado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Com o resultado do ENEM 2012, os estudantes poderão se ingressar em instituições de educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Programa Universidade para Todos (PROUNI), além de poder participar do programa Ciências sem Fronteiras e obter a certificação de conclusão do ensino médio.

Ainda não foi divulgada uma data específica para a publicação dos resultados individuais, que poderão ser acessados no site do INEP, neste link. Para fazer a consulta será necessário informar o número de inscrição e senha ou número do CPF e senha cadastrada durante as inscrições. Caso o participante tenha perdido a senha é possível fazer a recuperação no próprio site.

Nos resultados individuais será apresentado o desempenho dos candidatos nas provas objetivas das quatro áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), além da nota da redação ENEM 2012.

A metodologia adotada na correção das provas é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparação entre as diferentes edições da prova. Este estilo de correção é diferente dos vestibulares tradicionais, pois no cálculo da nota é levado em consideração o nível de dificuldade de cada questão, e não somente o número total de acertos do participante. O nível de dificuldade é estabelecido de acordo com o aproveitamento geral dos candidatos. Itens com alto nível de acerto são considerados mais fáceis e, semelhantemente, as perguntas com baixo índice de acerto são as mais difíceis.

Com a TRI não é possível determinar uma nota máxima que o participante pode alcançar. O número de questões certas não é o resultado final do estudante. A nota da redação do ENEM 2012 pode variar de 0 a 1.000 pontos.

Quem levar o caderno de questões para casa poderá contabilizar a quantidade de questões que acertou no Exame, pois o gabarito do ENEM 2012 será divulgado no site do INEP, até o dia 07 de novembro.

{ 1 comment… read it below or add one }

anderleia costa santos janeiro 22, 2013 às 11:43 am

ver minha nota do enem

Responder

Leave a Comment

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: